larterapia.com

Compreenda como a mente humana funciona

Você já parou para pensar em como a mente humana opera no dia-a-dia? Como já mencionei em outros artigos, a Meditação Mindfulness é um alívio para uma mente sempre ocupada. Buda criou uma nova tecnologia chamada Vipassana, que significa Insight ou Mindfulness.

A meditação Mindfulness pode ajudar a baixar os níveis de estresse, ansiedade e depressão. Mas para entender como isso se dá é importante entendermos como a mente humana funciona. Por favor não confunda mente com cérebro.

A mente é um conceito abstrato e o cérebro é um órgão do corpo humano. Em diferentes culturas e épocas, a mente era associada com diferentes órgãos do corpo humano. Pensava-se que a mente era localizada no fígado, depois no coração e mais recentemente no cérebro. Mas Daniel J. Siegel, psiquiatra e professor de psiquiatria da UCLA, nos Estados Unidos, questiona essa ideia. Hoje estamos começando a pensar que a mente, na verdade, faz parte de todo um campo energético em volta do corpo humano. Como ele mesmo diz “A mente é um termo que inclui consciência e a maneira como percebemos e sentimos uma experiência; ou seja, como experienciamos nossa vida subjetiva.”

A natureza da mente humana é pensar. Como Buda dizia, a mente parece um macaquinho pulando de galho em galho. É por isso que as técnicas de meditação que falam para você parar de pensar não funcionam. É o mesmo que pedirmos para o coração parar de bater por alguns minutos por dia. Ficaremos literalmente malucos se quisermos parar de pensar. No entanto, podemos sim, diminuir o ritmo acelerado do pensamento. A mente também é consciente. Somos conscientes do que pensamos e do que sentimentos, pelo menos deveríamos ser. Por exemplo, nesse instante eu estou pensando e escrevendo sobre a mente. Estou consciente disso e muito entusiasmada por escrever sobre esse assunto.

A grande maioria dos nossos problemas são criados numa mente ruidosa e não-consciente. A mente fica pensando nas coisas do passado que não deram certo ou remoendo mágoas e raiva, o que causa depressão. Ou a mente fica focada no futuro e nos problemas que podem surgir. No entanto o futuro ainda não existe. Isso gera estresse ansiedade.

Por que isso acontece?

De acordo com o Dr. Mark Williams, professor de psicologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra, a mente humana opera em dois módulos diferentes: o Módulo do Ser e o Módulo do Fazer. O módulo mais usado é o do Fazer porque estamos sempre ocupados fazendo alguma coisa. Não sabemos apenas Ser. O Módulo do Fazer é responsável por solucionar problemas. Este é analítico, lógico, racional e julgador. O Módulo do Ser, que é menos usado, é o módulo das emoções, sentimentos, intuições e sensações.

O problema aparece quando o Módulo do Fazer se oferece para resolver problemas sentidos pelo Módulo do Ser, tais como: medo, ansiedade, tristeza, raiva, etc. Assim uma luta começa a se travar no palco da mente humana. Essa luta parece não ter fim porque o Módulo do Fazer não é capacitado para entender como o Módulo do Ser funciona. É como tentar misturar água e óleo, simplesmente não dá certo! Tensão, ansiedade, depressão, tristeza, raiva, etc., não são problemas que podem ser resolvidos logicamente. Você pode entendê-los a partir de uma perspectiva lógica, que já está contaminada, mas não os resolver. Esses problemas têm que ser sentidos para que se resolvam. O Módulo do Fazer da mente humana não sabe o que é sentir, apenas pensa.

A Meditação Mindfulness é uma técnica que nos permite sentir ou apenas ser. Essa meditação permite que estejamos tristes, magoados, felizes ou entusiasmados sem apegos ou julgamentos. Infelizmente aprendemos a categorizar emoções em positivas e negativas, o que não é benéfico e só piora a situação. Todas emoções são boas. Não tem nada de errado com nossas emoções e sentimentos. Nós é que temos que aprender a lidar com elas de forma construtiva. Quando sentamos quietos e viajamos para nosso mundo interior, nós tomamos consciência das nossas emoções e sentimentos. A luta na nossa mente cessa. É normal e comum chorarmos, gritarmos ou escrever tudo num papel. Tudo isso é muito liberador e saudável. 

Essa liberação é possível se praticarmos a Meditação Mindfulness regularmente. Então, eu sugiro que você crie um tempo para você todos os dias para apenas Ser Sentir! Você perceberá que seus níveis de estresse, ansiedade ou depressão diminuirão. Como o Dr. Mark Williams fala: “Se o Módulo do Fazer é uma armadilha, então o Módulo do Ser é libertação!

Referências

Smalley, S. L. & Winston, D., Fully Present – The Science, Art, and Practice of Mindfulness, 2010.

Siegel, Daniel J., MD, Mind – A Journey To The Heart Of Being Human, 2017.

Williams, M. & Penman, D., Mindfulness – An Eight-Week Plan For Finding Peace In A Frantic World, 2011.

Rolar para cima